A escolha dos peixes é uma das tarefas mais importantes. Se o lago é para meu regalo, devo lá colocar aquilo de que gosto. Sempre me fascinaram os peixes-dourados (ou vermelhos) e as suas formas exóticas, embora concorde que, por vezes, os criadores/manipuladores de peixes (como de outros animais) tocam as raias do inadmissível, não se preocupando muito com a vivência saudável dos animais.
Comecei com 3 peixes apenas, embora a capacidade do lago ainda suporte outros tantos. Antes de os colocar no novo ambiente foi necessário proporcionar-lhes uma adaptação à temperatura que iriam encontrar. É aconselhável considerar que os peixes tinham saído de um ambiente mais aquecido, por terem estado dentro de uma loja. Os aquários de peixes de água fria – que é o caso – das lojas da especialidade, não sendo aquecidos estão, no entanto, num ambiente um tanto diferente do ar livre.
O saco com os 3 peixes foi, assim, colocado sobre a superfície do lago, para que a água do saco adquirisse, paulatinamente, a temperatura do novo meio. Um quarto de hora é o tempo suficiente.
Pode também utilizar-se outro processo, mais adequado, no entanto, para os peixes tropicais – de água aquecida. Neste caso o saco é aberto e mantido à superfície da água do aquário, na vertical. Pouco a pouco vai-se transferindo, para dentro do saco dos peixes, alguma água retirada do aquário, até se conseguir o equilíbrio.
Sem comentários:
Enviar um comentário